«

»

Caiado retira projetos que derrubam listas vermelhas de espécies ameaçadas

Após sentir a forte mobilização dos ambientalistas, o senador Ronaldo Caiado (Democratas-GO) resolveu retirar de tramitação os projetos que derrubavam as três listas vermelhas de espécies ameaçadas existentes (fauna, flora e peixes marinhos).

Por meio de nota em sua página, o líder dos Democratas no Senado afirmou que,  após conversas com ambientalistas e representantes do setor rural, promoverá uma série de audiências públicas no Senado para chegar a um consenso sobre o tema e a um plano de ação. Essas audiências contarão com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

“Sempre estou aberto ao diálogo. O Ministério do Meio Ambiente precisa seguir essa mesma linha e ouvir a todos os setores antes de tomar iniciativas que podem comprometer o campo e a saúde da população”, afirmou. E acrescentou: “Não se pode agir de forma ideológica em um assunto sério como esse. Ninguém quer derrubar lista nenhuma. Estamos querendo aprimorar uma legislação que está restringindo o controle de pragas e criando a possibilidade de inviabilizar o controle de animais peçonhentos prejudiciais à saúde”.

Mobilização

Desde a semana passada, circula uma campanha no Avaaz contra a derrubada da lista vermelha de espécie da fauna. A campanha, baseada numa matéria de ((o))eco publicada também na semana passada, recolheu mais de 7 mil assinaturas até o momento e milhares de compartilhamentos nas redes sociais.

Entidades como a Divers for Sharks, Associação Mico Leão Dourado, Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e Biodiversitas se manifestaram nas redes sociais e puxaram votos  contra os projetos, tanto na campanha online quanto na página do próprio Senado.

Recomende essa postagem

Share to Facebook
Share to Google Plus

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.





O relógio da Terra mostra-nos alguns dos impactos causados pelo Homem na Terra. As estatísticas nele apresentadas, que estão a ser actualizadas ao vivo, podem ser verificadas nos sites seguintes:


População mundial: US Census Bureau
Taxa de crescimento populacional: CIA World Factbook
População prisional: UK Homeoffice
Divórcios (apenas para os Estados Unidos): Wikipédia
Imigração ilegal nos Estados Unidos: Wikipédia
Abortos: Wikipédia
Mulheres que morrem durante procedimentos abortivos incorrectos: Organização Mundial de Saúde
Taxa de infecções por HIV: Avert
Taxa de incidência de cancro: UICC
Temperatura média da Terra: Wikipédia
Extinções de espécies: National Wildlife Federation
Produção de petróleo: CIA World Factbook
Produção de carros: Mation Master
Produção de bicicletas: Earth Policy
Produção de computadores: Top Secret
Estatísticas de mortalidade: Organização Mundial de Saúde