Antropoceno: a força destruidora de uma espécie

20170125-170125b-768x595

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves* “Vivemos o tempo dos pontos catastróficos e da reversão das curvas” (Danowski e Viveiros de Castro, 2014) Antropoceno é a Era dos Humanos. O prefixo grego “antropo” significa humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas. O termo foi proposto por Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de …

Continue a ler »

Fragmentação e degradação de habitats reduz a diversidade de Insetos Polinizadores

14_12_ilustracao_polinizacao_fonte_pucrs

Por: Patricia Fachin Apesar de a “crise de polinizadores” no Brasil ainda não ser comparável à situação desses insetos nos EUA e na Europa, “é preocupante que, ao longo de todo o país, adotemos práticas que são extremamente perigosas para esses insetos e que foram apontadas globalmente como as principais causas das crises de polinizadores”, …

Continue a ler »

Ser Humano: Maior Espécie Invasora

20161219-161219b-768x395

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves* “O ser humano é um ectoparasita que está matando o seu hospedeiro” Alves (28/09/2016) “Há 10.000 anos os seres humanos e seus animais representavam menos de um décimo de um por cento da biomassa dos vertebrados da terra. Agora, eles são 97 por cento” Patterson (07/05/2014) Em 2012, escrevi …

Continue a ler »

Bem-Vindo ao Antropoceno

img-306931-

Por Eduardo Araia Se a história geológica da Terra fosse condensada nas 24 horas de um dia, o homem moderno só surgiria quando faltassem três segundos para a meia-noite. À primeira vista seria um obscuro coadjuvante numa movimentada trama de mais de 4,5 bilhões de anos. Mas esse modesto personagem revolucionou o seu roteiro: sobreviveu …

Continue a ler »

A Humanidade É Especista

160826a.ong_-768x329

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves* “Caso houvesse um Tribunal Penal dos seres vivos da Terra, a humanidade seria condenada pelos crimes do ecocídio, do especismo e do holocausto biológico” Alves, 07/06/2016 “Eu não tenho dúvidas de que é parte do destino da raça humana, na sua evolução gradual, parar de comer animais, tal como …

Continue a ler »

Extração mundial de matérias-primas triplicou em quatro décadas, diz PNUMA

Drástico aumento do uso de combustíveis fósseis, metais e outros materiais aprofundará as mudanças climáticas, diz relatório apoiado pelo PNUMA. Foto: EBC

A quantidade de matérias-primas extraídas da Terra passou de 22 bilhões de toneladas em 1970 para 70 bilhões de toneladas em 2010, segundo relatório apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Os países mais ricos consomem em média dez vezes mais recursos que os mais pobres e duas vezes mais que …

Continue a ler »

Temperaturas globais batem novos recordes nos seis primeiros meses de 2016

Segundo a OMM, 2016 está a caminho de se tornar o ano mais quente já registrado. Foto: OMM/Guillaume Louÿs

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York As temperaturas globais nos primeiros seis meses deste ano bateram novos recordes, segundo a Organização Meteorológica Mundial, OMM. Segundo a agência da ONU, isto significa que 2016 está a caminho de se tornar o ano mais quente já registrado. Mudança Climática O gelo do Oceano Ártico …

Continue a ler »

Agrotóxicos, transgênicos e o princípio da precaução

Artigo de Roberto Naime* O uso de agrotóxicos e fertilizantes já é a segunda causa de contaminação da água no Brasil. Só perde para a destinação de esgoto doméstico. Ao comprar uma maçã, por exemplo, é impossível detectar o banho de dezenas de pesticidas que ela recebeu. A intensa utilização de produtos químicos na produção …

Continue a ler »

Artigos mais antigos «




O relógio da Terra mostra-nos alguns dos impactos causados pelo Homem na Terra. As estatísticas nele apresentadas, que estão a ser actualizadas ao vivo, podem ser verificadas nos sites seguintes:


População mundial: US Census Bureau
Taxa de crescimento populacional: CIA World Factbook
População prisional: UK Homeoffice
Divórcios (apenas para os Estados Unidos): Wikipédia
Imigração ilegal nos Estados Unidos: Wikipédia
Abortos: Wikipédia
Mulheres que morrem durante procedimentos abortivos incorrectos: Organização Mundial de Saúde
Taxa de infecções por HIV: Avert
Taxa de incidência de cancro: UICC
Temperatura média da Terra: Wikipédia
Extinções de espécies: National Wildlife Federation
Produção de petróleo: CIA World Factbook
Produção de carros: Mation Master
Produção de bicicletas: Earth Policy
Produção de computadores: Top Secret
Estatísticas de mortalidade: Organização Mundial de Saúde