TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: UM FLAGELO BRASILEIRO

images-cms-image-000384488

Por Luis Pellegrini Das várias formas de impunidade criminal que assolam o Brasil, uma das mais insidiosas e persistentes é a que diz respeito à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres. A cada ano, em nosso país, um número absurdo de animais é pilhado do meio ambiente natural para ser vendido como mercadoria. …

Continue a ler »

Vídeos educativos sobre tráfico de animais – IBAMA

Esses 06 vídeos integram o material do projeto “Liberdade & Saúde – Animais silvestres livres: pessoas saudáveis”. O projeto é executado pelo Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA-PI. O projeto busca promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses através da integração entre …

Continue a ler »

Lançada campanha em defesa dos animais e contra a caça

campanhaapre

  A campanha “Eu respeito os animais da natureza e digo não à caça”, lançada hoje, por um conjunto de ambientalistas e ONGs, visa conscientizar a comunidade a defender os animais nativos do Brasil e cobrar ações das autoridades para coibir a caça, o aprisionamento e o tráfico. Além de 4 Redes (Rede de ONGs …

Continue a ler »

Considerações Gerais da ONG MIRASERRA, Sobre a Resolução 457/2013

Para a MIRASERRA, ninguém deveria ter animal silvestre comprado legalmente ou capturado ilegalmente. Lugar de animal silvestre é no seu habitat, cada vez mais ameaçado pela ação do ser humano. Felizmente, a ONG pode ser responsável pelo retorno de vários espécimes (com permissão do IBAMA) e, ainda, ajuda a preservar a vida silvestre e seu …

Continue a ler »

A polêmica Resolução 457 e o tráfico de animais

41983

Artigo de Sandro Von Matter   Várias versões da mesma Resolução estão há 3 anos sendo submetidas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a última versão foi colocada em pauta em março deste ano, outras Resoluções similares a esta já haviam passado pela pauta do Conselho desde 2006 e todas foram indeferidas, a recém aprovada …

Continue a ler »

Nunca antes na história deste país: a destruição da política ambiental no Governo Dilma

Dilma

Com pouco mais de dois anos e meio de governo, a presidente Dilma Rousseff instaurou um processo de destruição da política ambiental brasileira nunca visto após a redemocratização do país.  E para muitos o retrocesso ambiental é a marca do governo Dilma. Em 2012, presenciamos a aprovação da reforma do Código Florestal, mesmo diante de protesto e posicionamento …

Continue a ler »

Tráfico de animais silvestres: Polícia Federal já apreendeu 14 mil animais silvestres este ano

arara

O período que vai de setembro a dezembro é a época de reprodução da arara (algumas aves pertencentes à família Psittacidae) e do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), duas das principais vítimas do mercado negro de animais silvestres no Brasil. Este é também o período em que as autoridades mais registram ocorrências do tráfico ilegal dessas aves …

Continue a ler »




O relógio da Terra mostra-nos alguns dos impactos causados pelo Homem na Terra. As estatísticas nele apresentadas, que estão a ser actualizadas ao vivo, podem ser verificadas nos sites seguintes:


População mundial: US Census Bureau
Taxa de crescimento populacional: CIA World Factbook
População prisional: UK Homeoffice
Divórcios (apenas para os Estados Unidos): Wikipédia
Imigração ilegal nos Estados Unidos: Wikipédia
Abortos: Wikipédia
Mulheres que morrem durante procedimentos abortivos incorrectos: Organização Mundial de Saúde
Taxa de infecções por HIV: Avert
Taxa de incidência de cancro: UICC
Temperatura média da Terra: Wikipédia
Extinções de espécies: National Wildlife Federation
Produção de petróleo: CIA World Factbook
Produção de carros: Mation Master
Produção de bicicletas: Earth Policy
Produção de computadores: Top Secret
Estatísticas de mortalidade: Organização Mundial de Saúde