E se você pudesse trocar o barulho de seus vizinhos brigando pelo canto dos pássaros?

sono-interna

  Morar em áreas bem movimentadas da cidade tem suas vantagens. Contudo, quando precisamos de silêncio, seja para estudar, trabalhar ou descansar, o barulho dos carros, vizinhos e cachorros latindo pode ser um verdadeiro inferno. Usando um princípio semelhante ao dos fones de ouvido com cancelamento de ruído, o Sono é um dispositivo bastante curioso, que promete …

Continue a ler »

Quanto vale o silêncio?

silencio_283qua

Seja no trânsito, em boates, no uso de fones de ouvido, nas profissões ou até dentro de casa, ao usar o secador de cabelos, o liquidificador, ouvir a TV e aparelhos de som em alto volume, estamos sempre com a presença dos ruídos, o que está ligado a qualidade de vida das pessoas. Para conscientizar …

Continue a ler »

Poluição sonora é alvo do Ministério Público

Banner-143

A poluição sonora agrava problemas de saúde e segurança, aumenta os índices de violência e é considerada um dos grandes desafios ambientais do mundo moderno, mas, mesmo assim, é tratada com omissão por parte dos órgãos públicos. Por isso, o MP quer fechar um cerco contra essa grande vilã das grandes cidades e vai discutir …

Continue a ler »

Poluição sonora atrapalha comunicação e reduz a proteção das aves

Casal de periquito-do-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri), no Parque Nacional de Brasí­lia. Espécie foi uma das estudadas sobre o prejuí­zo causado pela poluição sonora humana na comunicação entre os psitacídeos

  No cerrado brasileiro a poluição sonora está atrapalhando o “diálogo” das aves. A constatação foi feita pelo biólogo Carlos Barros de Araújo, que explica como este fato é prejudicial às espécies. São os psitacídeos, passarinhos como os papagaios, os periquitos e as araras, que estão tendo sua comunicação interferida.  Araújo fez pesquisa de campo …

Continue a ler »

Poluição sonora: que fim levou o silêncio?

o-grito-255x300

Por Reinaldo Canto* Será que o silêncio abandonou de vez as cidades e as pessoas? Por onde será que ele anda? Talvez em algum recôndito dos mais isolados do planeta. Provavelmente seja um lugar no qual a ausência de ruídos só é mais valorizado, quando o silêncio dá lugar aos sons relaxantes da natureza, como …

Continue a ler »

Carro de som na propaganda eleitoral

Carro de som

EFEITOS DO RUÍDO SOBRE A SAÚDE

  A Poluição Sonora hoje é tratada como uma contaminação atmosférica através da energia (energia mecânica ou acústica). Tem reflexos em todo o organismo e não apenas no aparelho auditivo. Ruídos intensos e permanentes podem causar vários distúrbios, alterando significativamente o humor e a capacidade de concentração nas ações humanas. Provoca interferências no metabolismo de …

Continue a ler »

Poluição Sonora

A evolução tecnológica propiciou um refinamento na produção de equipamentos. Em relação aos aparelhos de som o avanço foi substancial, permitindo uma reprodução com maior precisão, aguçando a audição de todos que curtem uma música de qualidade, esclarecendo que qualidade aqui tem um sentindo bem amplo, abrangendo a pluralidade de sentimentos e admirações. O uso …

Continue a ler »




O relógio da Terra mostra-nos alguns dos impactos causados pelo Homem na Terra. As estatísticas nele apresentadas, que estão a ser actualizadas ao vivo, podem ser verificadas nos sites seguintes:


População mundial: US Census Bureau
Taxa de crescimento populacional: CIA World Factbook
População prisional: UK Homeoffice
Divórcios (apenas para os Estados Unidos): Wikipédia
Imigração ilegal nos Estados Unidos: Wikipédia
Abortos: Wikipédia
Mulheres que morrem durante procedimentos abortivos incorrectos: Organização Mundial de Saúde
Taxa de infecções por HIV: Avert
Taxa de incidência de cancro: UICC
Temperatura média da Terra: Wikipédia
Extinções de espécies: National Wildlife Federation
Produção de petróleo: CIA World Factbook
Produção de carros: Mation Master
Produção de bicicletas: Earth Policy
Produção de computadores: Top Secret
Estatísticas de mortalidade: Organização Mundial de Saúde